A UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

ESTUDO DE CASO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE JANDAIA DO SUL – PR

Autores

  • Ederson Dias de Oliveira Fundação Educacional Jandaia do Sul, Jandaia do Sul, PR Brasil
  • Eder Afonso de Oliveira Fundação Educacional Jandaia do Sul, Jandaia do Sul, PR Brasil
  • Emerson Dias de Oliveira Fundação Educacional Jandaia do Sul, Jandaia do Sul, PR Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.382

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o uso e a infraestrutura física dos laboratórios de informática nas escolas públicas estaduais de Jandaia do Sul. No que se refere à metodologia foi adotada a estratégia de Estudo de Caso. Assim foi realizado primeiramente um levantamento bibliográfico, visando dar subsídios teóricos para entender o objeto de estudo e ampliar os saberes acerca dos campos de conhecimento relevantes para este trabalho: alfabetização digital, letramento digital e competência informacional. Posteriormente foram realizadas entrevistas com profissionais da educação das 6 escolas da rede pública estadual de Jandaia do Sul (6 gestores e 6 professores), cujo objetivo principal foi investigar como está sendo utilizado o laboratório em tais estabelecimentos de ensino. Tal pesquisa teve como motivação a premissa de que as escolas públicas do município ainda encontram sérios problemas quanto à utilização dos laboratórios de informática, como espaço de construção colaborativa de conhecimento. No que se refere ao problema da pesquisa, essa teve como foco: o uso no processo de ensino-aprendizagem e a infraestrutura física dos laboratórios de informática nas escolas públicas estaduais de Jandaia do Sul. A inquietação desse problema vem dos grandes avanços tecnológicos como a ampliação do acesso a internet e meios tecnológicos observados entre os alunos na atualidade. Porém até que ponto as escolas têm acompanhado esse progresso, oportunizando suporte técnico e didático para o acesso e uso dessas novas ferramentas ao longo do processo de ensino-aprendizado.

Biografia do Autor

Ederson Dias de Oliveira, Fundação Educacional Jandaia do Sul, Jandaia do Sul, PR Brasil

Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil
Docente da Faculdade de Jandaia do Sul , Brasil

Emerson Dias de Oliveira, Fundação Educacional Jandaia do Sul, Jandaia do Sul, PR Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL com pesquisa em campesinato e a questão agrária; Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM com projeto de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativismo Popular; Especialista com MBA em Gestão Empresarial e Negócios pela Faculdade de Jandaia do Sul - PR / FAFIJAN (2010); Graduado em Gestão de Cooperativas pela FAFIJAN (2009), Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2013) e Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" - UNAR (2020).

Downloads

Publicado

2020-12-24

Como Citar

Oliveira, E. D. de, Oliveira, E. A. de ., & Oliveira, E. D. de. (2020). A UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE JANDAIA DO SUL – PR. DI@LOGUS, 9(3), 59-72. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i3.382

Edição

Seção

Artigos