PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA GEODIVERSIDADE DE CAÇAPAVA DO SUL/RS: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA VOLTADA AO ENSINO DAS CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i1.439

Palavras-chave:

Patrimônio Geológico. Plano de Ensino. Teoria da Aprendizagem Significativa. Alfabetização Científica

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didático-pedagógica, de natureza teórica e caráter qualitativo, que busca promover a percepção e interpretação do patrimônio geológico de Caçapava do Sul/RS com vistas ao favorecimento dos processos de ensino e aprendizagem das Ciências, possibilitando a aproximação de sua comunidade escolar com a temática da geodiversidade local. O público-alvo desta proposta constitui-se de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e, como objetivo principal, tem-se a proposição de um plano de ensino apoiado nos elementos da geodiversidade local. Como subsídios teóricos buscaram-se particularidades dos conceitos de diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, próprios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Fez-se ainda uso de conceitos/princípios próprios da Alfabetização Científica, os quais fornecem aportes estruturadores para esse estudo e planejamento dele emergente. Espera-se que esta proposta estimule os alunos a novos olhares ao meio onde vivem, por meio de uma educação crítica consubstanciada no/pelo contexto local.

Biografia do Autor

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

Doutorado em Educação em Ciências (conceito CAPES 5) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2014). Professor Titular da Universidade Federal do Pampa , Brasil.

Ana Paula Souza Corrêa, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

Graduada em Geologia - Universidade Federal do Pampa. Especialista em Gestão e Educação Ambiental - Universidade Federal do Pampa

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Silva da Silva, A. L., & Souza Corrêa, A. P. (2021). PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA GEODIVERSIDADE DE CAÇAPAVA DO SUL/RS: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA VOLTADA AO ENSINO DAS CIÊNCIAS. DI@LOGUS, 10(1), 67-81. https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i1.439

Edição

Seção

Artigos