O PAPEL DAS CONFINTEAs NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i1.478

Palavras-chave:

Educação de Adultos, CONFINTEAs, História

Resumo

Embora conceptualmente definido em termos amplos e polifacetados, e apesar das derivações neoliberalistas das últimas três décadas, o campo da educação de adultos foi historicamente marcado e teve a sua gênese em orientações políticas, práticas educativas e métodos de intervenção mais típicos da educação popular. Neste contexto, este artigo tem como propósito apresentar o desenvolvimento da Educação de Adultos a partir das Conferências Internacionais de Educação de Adultos realizadas em diferentes países. Para tal, foi realizado um levantamento dos documentos oficiais divulgados nas conferências realizadas e observamos paralelamente a evolução histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil como um campo de práticas que transcende os limites da escolarização, em sentido estrito, já que abarca processos de gestão e de formação diversos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Franco do Amaral, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, licenciatura em Matemática pela Universidade de Uberaba.

Albertina Lima de Oliveira, Universidade de Coimbra

PhD, Professora Auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Amaral, M. A. F. do, & Oliveira, A. L. de . (2021). O PAPEL DAS CONFINTEAs NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. DI@LOGUS, 10(1), 83-92. https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i1.478

Edição

Seção

Artigos