UM REFERENCIAL TEÓRICO ACERCA DO ÍON SÓDIO E SEU SAL DE PRINCIPAL OCORRÊNCIA COTIDIANA – O CLORETO DE SÓDIO – POTENCIALMENTE CONTRIBUTIVO AO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil
  • Daniel de Guarçoni Martins Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Paulo Rogério Garcez de Moura Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i2.52

Palavras-chave:

Sódio. Nutrição. Ensino de Química.

Resumo

Neste artigo é apresentada uma breve fundamentação teórica decorrente da pesquisa bibliográfica sobre o elemento químico sódio, seu cátion monovalente e sal de principal ocorrência cotidiana, o cloreto de sódio. Nessa perspectiva, valendo-se de legislações nacionais e da literatura específica, são discutidos os subtemas (i) teores de sódio e de íon sódio: o caso do biscoito tipo disquinho de cebola; (ii) consumo de sódio: dos padrões, recomendações e hábitos às conceituações; (iii) De conservante alimentar a corriqueiro tempero; (iv) Atuação do íon sódio na fisiologia humana e (v) Ocorrência natural do cloreto de sódio e seus processos de obtenção/produção. Com enfoque na saúde e nutrição humana, objetiva-se, com isso, contribuir ao entendimento qualificado sobre a temática, subsidiando atuações didáticas e sociais.

Biografia do Autor

Daniel de Guarçoni Martins, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Mestrando Profissional em Ensino de Química - IFES

Paulo Rogério Garcez de Moura, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutor em Educação em Ciências - UFRGS

Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutora em Ciências Fisiológicas - UFES

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Silva da Silva, A. L., de Guarçoni Martins, D. ., Garcez de Moura, P. R., & Santos de Medeiros Garcia, A. R. (2020). UM REFERENCIAL TEÓRICO ACERCA DO ÍON SÓDIO E SEU SAL DE PRINCIPAL OCORRÊNCIA COTIDIANA – O CLORETO DE SÓDIO – POTENCIALMENTE CONTRIBUTIVO AO ENSINO DE QUÍMICA. DI@LOGUS, 9(2), 41-56. https://doi.org/10.33053/dialogus.v9i2.52

Edição

Seção

Artigos