A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E DO CURRÍCULO NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i3.696

Resumo

O presente artigo apresenta um pensar sobre as transformações culturais possibilitadas pela passagem de uma concepção moderna, rígida e espacialmente delimitada de sujeito, para uma concepção fragmentada de identidades históricas e culturalmente constituídas. Estas novas identidades culturais, multifacetadas de sentidos e significações, apresentam novos desafios e possibilidades à educação em geral e, em particular, à discussão sobre o currículo escolar. Argumenta-se, portanto, sobre a passagem do indivíduo moderno à constituição dos processos identitários e de culturas contemporâneas em constante mutação e constituição e, por consequência, suas implicações curriculares.

Biografia do Autor

Cassiana Everling, Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo, Santo Ângelo, RS, Brasil

Mestra em Educação nas Ciências pela Unijuí. Graduada em Pedagogia pelo IESA.

Fábio César Junges, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Pós-doutorado em andamento em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2017). Pós-doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2016). Doutorado em Teologia pela Faculdades EST (2015). Mestrado em Teologia pela Faculdades EST (2011). Especialização em Metodologia Pastoral pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2009). Graduação em Teologia (Bacharelado) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2008). Graduação em Filosofia, com habilitação em Filosofia, Sociologia e Psicologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2004).

Antonio Escandiel Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2009), Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2000), Especialização em Linguística textual pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ (1989) e graduação em Letras - Habilitação Português/ Inglês, pela Universidade de Cruz Alta(1989).

Publicado

2022-01-04

Como Citar

Everling, C., Junges, F. C., & Souza, A. E. (2022). A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL E DO CURRÍCULO NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. DI@LOGUS, 10(3), 43-50. https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i3.696

Edição

Seção

Artigos