METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i3.698

Palavras-chave:

ABP, Formação cidadã, Formação crítica, Tomada de decisão

Resumo

A diversidade de metodologias e recursos didático-pedagógicos que se fazem presentes no meio educacional permitem reflexões acerca das condições estabelecidas para formar sujeitos críticos e autônomos na sociedade. Pensando nisso o presente artigo busca analisar as metodologias ativas, com especial destaque a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com vistas a contribuir com o processo formativo crítico, autônomo e reflexivo dos sujeitos sociais. Como metodologia para este estudo, adotou-se uma abordagem do tipo qualitativa, utilizando uma pesquisa bibliográfica. Como resultados encontrados, percebeu-se que o uso das metodologias ativas no campo educacional contribui para/com o processo formativo dos sujeitos. De igual modo, a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas se torna um elemento importante para se pensar a formação cidadã, uma vez que permite o desenvolvimento crítico, reflexivo e autônomo dos atores sociais, com vistas a uma tomada de decisão sábia na sociedade.

Biografia do Autor

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: dieisonprestes@gmail.com

Denise da Costa Dias Scheffer, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta. Bolsista CAPES. Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: dcdscheffer@gmail.com

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: leonirlorenzetti22@gmail.com

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Silveira, D. P. da ., Scheffer, D. da C. D., & Lorenzetti, L. (2022). METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ. DI@LOGUS, 10(3), 51-62. https://doi.org/10.33053/dialogus.v10i3.698

Edição

Seção

Artigos