ACESSO A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE BOLSA PASE, DA FACULDADE LA SALLE EM LUCAS DO RIO VERDE-MT

Autores

  • Arlete Cherobini Orth UNILASALLE/LUCAS
  • Karla Cristina Pilonetto
  • Nadir João Paludo

DOI:

https://doi.org/10.33053/gedecon.v8i1.199

Palavras-chave:

Inclusão social. Ensino superior. Bolsas de estudos.

Resumo

Diante a desigualdade social na educação do Brasil, o acesso ao Ensino Superior vem se tornando um grande desafio. Perante isso, esta pesquisa tem por objetivo principal analisar o Programa de Assistência Social Educacional (PASE) a ingressos ao Ensino Superior através desse benéfico, disponibilizado pela Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT. O presente estudo buscou; a) descrever as condições para obtenção do benefício, b) apurar o número de beneficiados pelo programa nos anos de 2015 a 2018, c) quantificar a percepção de importância para os acadêmicos beneficiados pelo programa. Após essa etapa, foi realizado um questionário, aplicado através do Google Forms, via link por e-mail institucional para todos acadêmicos beneficiados pelo programa, com a contribuição de 64, dos 223 bolsistas. Conforme o resultado da pesquisa, podemos observar que a grande maioria dos beneficiados estão satisfeitos com o programa, sentem-se valorizados e acreditam estar concorrendo de igual para igual no mercado de trabalho. Conclui-se que o programa tem cumprido com o que se foi proposto a fazer, reduzindo a desigualdade e aumentado a inclusão de pessoas menos desfavorecidas.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

Orth, A. C. ., Pilonetto, K. C., & Paludo, N. J. (2020). ACESSO A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PROGRAMA DE BOLSA PASE, DA FACULDADE LA SALLE EM LUCAS DO RIO VERDE-MT. Revista GEDECON - Gestão E Desenvolvimento Em Contexto, 8(1), 114-129. https://doi.org/10.33053/gedecon.v8i1.199

Edição

Seção

Artigos - Direitos Humanos, Cidadania, Democracia e "novos direitos"