AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

  • William Benedito da Silva Universidade do Vale do Taquari – Univates. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis.
  • Alexandre feil Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.33053/gedecon.v8i2.277

Palavras-chave:

Triple Bottom Line. Mensuração da sustentabilidade. Instituição de Ensino Superior. Indicadores de Sustentabilidade.

Resumo

As Instituição de Ensino Superior (IES), como formadoras de cidadãos críticos e visão de um mundo mais sustentável, devem ser exemplos de organizações sustentáveis, pois a forma de defender a sustentabilidade é acreditar e incorporar suas práticas no seu cotidiano. Neste contexto, o escopo central do estudo analisou a sustentabilidade mediante a utilização de um conjunto de indicadores no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IF), campus de Campo Novo de Parecis, no Estado de Mato Grosso. A metodologia utilizada tipifica-se qualiquantitativa, descritiva e como procedimento técnico a revisão sistemática da literatura e pesquisa documental. Os principais resultados revelam que foram garimpados quatro estudos, no Brasil, com base nos critérios de seleção, selecionou-se 209 indicadores no total, sendo que estes foram compilados em um conjunto de 96 indicadores, consistentes e com potencial para serem utilizados como referência para avaliar a sustentabilidade no IF Campo Novo de Parecis. Conclui-se que os indicadores fragilizados/insatisfatórios que merecem atenção pelo IF, campus de Campo Novo de Parecis vinculam-se a água, Resíduos perigosos, Programas de sustentabilidade e responsabilidade socioambientais, entre outras (Exercícios laborais, Plano odontológico, Reaproveitamento de papéis, Paisagismo sustentável e Controle do estacionamento).

 

Biografia do Autor

William Benedito da Silva, Universidade do Vale do Taquari – Univates. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis.

Mestre em Sistemas Ambientais Sustentáveis pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. Docente e gestor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Campo Novo do Parecis.

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

Silva, W. B. da, & feil, A. (2021). AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Revista GEDECON - Gestão E Desenvolvimento Em Contexto, 8(2), 107-126. https://doi.org/10.33053/gedecon.v8i2.277

Edição

Seção

Artigos - Gestão Organizacional