A CULTURA DO “JEITINHO BRASILEIRO”: ANÁLISE COMPARATIVA ORGANIZACIONAL ENTRE OS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
DOI:
https://doi.org/10.33053/gedecon.v9i2.420Palavras-chave:
Cultura organizacional, Jeitinho brasileiro, Setor público e privadoResumo
Por meio de suas origens, características e aspectos gerais, é possível realizar diversas análises sob perspectiva de uma cultura brasileira, diversificada e polêmica. Por isso, o objetivo do trabalho é realizar uma análise comparativa entre os setores públicos e privado, no que diz respeito a cultura do “jeitinho” brasileiro. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, por intermédio de revisões da literatura citada. Destaca-se a relevância do estudo, principalmente porque o jeitinho brasileiro vem sendo objeto de vários estudos para uma reestruturação do mercado internacional, seja pela valorização de trabalhadores brasileiros no exterior, bem como pelo interesse de estrangeiros para trabalhar no Brasil. Não se pode dizer que o jeitinho é único e exclusivo brasileiro, pesquisas evidenciam características iguais e/ou semelhantes em diversos países, porém, estudos nos mostram que é um destaque em nosso país, nos mais diversos lugares e situações, o impacto do jeitinho no aperfeiçoamento tecnológico e no antagonismo industrial.
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