A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O MEIO SOCIOCULTURAL

Autores

  • Dieison Prestes da Silveira Universidade Federal do Paraná
  • Denise da Costa Dias Scheffer Universidade de Cruz Alta
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.312

Palavras-chave:

Meio ambiente, Educação ambiental, Formação, Sociedade

Resumo

A educação ambiental deve ser vista como uma importante forma de intervenção social, pois ela auxilia na formação dos sujeitos, atentando para um olhar crítico e reflexivo nas questões sociais, políticas, ambientais, econômicas e culturais. Por meio da educação ambiental, os sujeitos se tornam atores sociais, problematizando as ideias hegemônicas, construindo, assim, espaços de debates e discussões. Pensando na importância da abordagem de uma educação ambiental que auxilie na formação de um sujeito crítico, autônomo e reflexivo, o presente artigo busca analisar a educação ambiental como uma vivência, sendo capaz de contribuir no processo formativo dos sujeitos para as (con)vivências em sociedade. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa do tipo qualitativa, baseada em referenciais bibliográficos. Pode-se dizer que a educação ambiental permite trocas de saberes, vivências e experiências entre os sujeitos. Da mesma forma, ela problematiza as questões sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais, auxiliando na construção identitária e social dos indivíduos. Por meio da educação ambiental ocorrem problematizações acerca das práticas e ações em sociedade, atentando para um olhar emancipatório e reflexivo no modo de ser e agir no meio ambiente.

Biografia do Autor

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná, Bolsista CAPES. 

Denise da Costa Dias Scheffer, Universidade de Cruz Alta

Especialista em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Técnica e Tecnológica (Facisa) Especialista em Direito Processual Civil (Faculdade Internacional Signorelli), Especialista em Direitos Humanos pela (Faculdade de Educação São Luís). Graduada em Direito (Unicruz)

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná.  

Referências

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação de um sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LAYRARGUES, P. P.; LOUREIRO, C. F. B. Ecologia Política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Revista trabalho, educação e saúde, v. 11, n. 1, p. 53-71, 2013.

LEFF, E. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. São Paulo: Cortez, 2012.

LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e “teorias críticas”. In: Guimarães, M. (Org).

Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. Campinas, SP: Papirus, 2006.

LOUREIRO, C. F. B. Materialismo histórico-dialético e a pesquisa em educação ambiental. Revista pesquisa em educação ambiental. São Carlos, v. 9, n. 1, p. 53-68, 2014.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

MINAYO, M C. S. O desafio do conhecimento. 12ª ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

TOZONI-REIS, M. F. C. Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: Loureiro, Carlos Frederico B.; et al. (Orgs.). A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Prestes da Silveira, D., da Costa Dias Scheffer, D., & Lorenzetti, L. (2021). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O MEIO SOCIOCULTURAL . REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 8(1), 342-348. https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.312

Edição

Seção

Mostra de Pós-Graduação - Ciências Sociais e Humanidades