A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O MEIO SOCIOCULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.312Palavras-chave:
Meio ambiente, Educação ambiental, Formação, SociedadeResumo
A educação ambiental deve ser vista como uma importante forma de intervenção social, pois ela auxilia na formação dos sujeitos, atentando para um olhar crítico e reflexivo nas questões sociais, políticas, ambientais, econômicas e culturais. Por meio da educação ambiental, os sujeitos se tornam atores sociais, problematizando as ideias hegemônicas, construindo, assim, espaços de debates e discussões. Pensando na importância da abordagem de uma educação ambiental que auxilie na formação de um sujeito crítico, autônomo e reflexivo, o presente artigo busca analisar a educação ambiental como uma vivência, sendo capaz de contribuir no processo formativo dos sujeitos para as (con)vivências em sociedade. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa do tipo qualitativa, baseada em referenciais bibliográficos. Pode-se dizer que a educação ambiental permite trocas de saberes, vivências e experiências entre os sujeitos. Da mesma forma, ela problematiza as questões sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais, auxiliando na construção identitária e social dos indivíduos. Por meio da educação ambiental ocorrem problematizações acerca das práticas e ações em sociedade, atentando para um olhar emancipatório e reflexivo no modo de ser e agir no meio ambiente.
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