O DESAFIO ON-LINE DE AÇÕES INOVADORAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO IEE PROFESSOR ANNES DIAS

Autores

  • Karol dos Santos Moro Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Camila da Silva Alves
  • Paola Langner da Cruz
  • Lúcia Gabriela Chaves Callai
  • Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.337

Palavras-chave:

Saúde do escolar, Promoção, Prevenção, Isolamento social

Resumo

O projeto PIBEX/Unicruz: “Interdisciplinaridade: fio condutor para a promoção e prevenção da saúde do escolar do IEE Professor Annes Dias” defende a educação entre pares, como forma mais propícia de promoção e proteção da saúde do escolar. Em março de 2020, fomos surpreendidos com a pandemia do novo coronavírus, a qual teve uma rápida disseminação, contagiando o mundo todo. Logo, esta pandemia teve um impacto na realidade de diversos setores mundiais, entre eles, o setor educacional, que atingiu estudantes de todos os níveis de ensino, tornando o sistema educacional remoto, desafiando a todos a trabalhar de forma on-line, devido ao isolamento social. Buscando avaliar a vulnerabilidade dos estudantes com relação a temas que permeiam o COVID-19 e o afastamento das aulas presenciais, foi elaborado um questionário que foi aplicado por meio do Formulário On-Line Google Forms. Este instrumento de coleta de dados foi muito significativo, pois é necessário repensar e construir ações de extensão capazes de levar mais promoção e prevenção a saúde deste escolar que está afastado do convívio presencial com a comunidade escolar.

Biografia do Autor

Camila da Silva Alves

Pesquisadora do Grupo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNICRUZ, Discente do curso de Fisioterapia, da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil. E-mail: calves093@gmail.com

Paola Langner da Cruz

Pesquisadora do Grupo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNICRUZ, Discente do curso de Fisioterapia, da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil. E-mail: paolalangner@gmail.com

Lúcia Gabriela Chaves Callai

Pesquisadora do Grupo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNICRUZ, Discente do curso de Fisioterapia, da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil. E-mail:  gabrielacallai@yahoo.com.br

Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho

Pesquisadora do Grupo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNICRUZ, Docente da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil. E-mail: tgoretti@unicruz.edu.br; carvalhothemis@gmail.com

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BARROS, Marilisa Berti de Azevedo; et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2020427, 2020.

DE ANDRADE CARNEIRO, Leonardo et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e267985485-e267985485, 2020.

DE OLIVEIRA, Hudson do Vale; DE SOUZA, Francimeire Sales. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020.

GUIZZO, Bianca Salazar; MARCELLO, Fabiana de Amorim; MÜLLER, Fernanda. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educação e Pesquisa, v. 46, 2020.

JOROSKY, Narda Helena; DE BARROS, Flavia Cristina Oliveira Murbach. Covid-19 na voz das crianças: impactos e desafios. Revista ClimaCom, v.7, n.18, p. 17, 2020.

MEIRELLES, Antônio Flávio Vitarelli; et al. COVID-19 e Saúde da Criança e do Adolescente. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), 2020. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/pdf/covid19_saude_crianca_adolescente.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.

MELO, Bernardo Dolabella; et al. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: crianças na pandemia Covid-19. Arca Repositório Institucional da Fiocruz, Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19, 20 p., 2020.

OLIVEIRA, Maria Letícia Marcondes Coelho; et al. Lêvitude emocional e as estratégias da Teoria Cognitivo-Comportamental para o enfrentamento do COVID-19. Revista Enfermagem e Saúde Coletiva-REVESC, v. 5, n. 1, p. 3-11, 2020.

PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia new challenges of school management and classroom in pandemic times. Revista de Administração Educacional, v. 11, n. 1, p. 20-31, 2020.

PITANGA, Francisco José Gondim; BECK, Carmem Cristina; PITANGA, Cristiano Penas Seara. Inatividade física, obesidade e COVID-19: perspectivas entre múltiplas pandemias. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 25, p. 1-4, 2020.

SAMBUICHI, Regina Helena Rosa; et al. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): instrumento de dinamismo econômico, combate à pobreza e promoção da Segurança Alimentar e Nutricional em tempos de Covid-19. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Nota Técnica, n. 17, 28 p., 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10032/1/NT_17_Dirur_O%20Programa %20de%20Aquisicao%20de%20Alimentos%20PAA.pdf. Acesso em: 05 out 2020.

SENHORAS, Eloi Martins. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020.

ZANON, Cristian; et al. COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, n. 1, p. e200072, 2020.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Moro, K. dos S., da Silva Alves, C. ., Langner da Cruz , P., Chaves Callai, L. G. ., & Goretti Moreira Leal de Carvalho, T. . (2021). O DESAFIO ON-LINE DE AÇÕES INOVADORAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NO IEE PROFESSOR ANNES DIAS. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 8(1), 422-430. https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.337

Edição

Seção

Mostra de Extensão