OS DESAFIOS DOCENTES NA MEDIAÇÃO FRENTE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Jonatan Bervian FACTUM
  • Joice Caroline Miron Grenzel
  • Talita Portela Cassola

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.347

Palavras-chave:

Tecnologias da educação, Tecnologias da informação e comunicação, Desafios docentes no uso das tecnologias educacionais

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar os desafios docentes do ensino técnico com as tecnologias educacionais. Trata-se de revisão de literatura, de cunho qualitativo e caráter exploratório. Nas análises dos dados obtidos destacaram-se questões relativas à formação  docente para o uso das tecnologias de informação e comunicação – TIC no processo de ensino aprendizagem. Observa-se que o uso das tecnologias educacionais ainda se apresenta como um desafio para docentes no desenvolvimento das atividades em sala de aula. Questionamentos e reflexões sobre quais são os reais potenciais educativos das tecnologias de informação e comunicação para o processo de ensino e aprendizagem, e de que forma elas podem influenciar as ações pedagógicas, estão presentes nas pesquisas educacionais aqui relatadas e ainda se fazem necessárias. Pode-se dizer que os docentes ainda se sentem desafiados para o uso das tecnologias em sala de aula, porém, muitos já utilizam tecnologias em suas práticas docentes e, de modo geral os achados bibliográficos, reconhecem que elas tendem a qualificar essa prática, pois permitem inovações significativas para os processos de ensino aprendizagem. Concluímos que o uso das tecnologias educacionais em sala de aula se torna forte aliado dos docentes, desde que os mesmos se sintam preparados para mediar tais ferramentas no ambiente escolar.

Referências

BARRETO. R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1181-1201, set-dez. 2004.

COUTINHO, C. P. Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português. Educação, Formação e Tecnologia, v. 2, n. 1, maio. 2009.

CYSNEROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa Uniandes Lidie, v. 12, n. 1, p. 11-24. 1999.

CYSNEROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias no cotidiano da escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23, 2000, Caxambu/MG. Anais [...]. Caxambu/MG: ANPED, 2000.

FELDKERCHER, Nadiane. Uso das tecnologias na Educação Superior presencial e a distância: a visão dos professores. Santa Maria: Manancial Repositório Digital da UFSM, 2010. E-Book (22 p.).

GRAZIOLA JUNIOR, P. G.; SCHLEMMER, E. Aprendizagem com Mobilidade (M-Learning): Novas Possibilidade para as Prática Pedagógica e a Formação Docente? In: CIAED – CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA "MAPEANDO O IMPACTO DA EAD NA CULTURA DO ENSINO-APRENDIZAGEM", 14, 2008, São Paulo. Anais […]. São Paulo: ABED, 2008.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVAO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional, v. 23, n. 126, p. 24-26, 2008.

PINTO, A. M. As novas tecnologias e a educação. In: ANPED-SUL SEMINÁRIO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, Curitiba. Anais […]. Curitiba/PR: ANPED-SUL, 2004.

RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica: LENPES-PIBID de Ciências da Saúde – UEL, Londrina, n. 2, v. 1, jul-dez. 2012.

REZENDE, Flávia. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Rev. Ensaio – Pesquisa e Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 02, n. 01, p. 70-87, jan-jun. 2002.

ROMAN, A.R.; FRIEDLANDER, M.R. Revisão integrativa de pesquisa aplicada à enfermagem. Cogitare Enfermagem, v.3, n. 2, p. 109-112, jul-dez. 1998.

RODRIGUES, N. C. Tecnologias de informação e comunicação na educação: um desafio na prática docente. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1-22, jan-jun. 2009.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Bervian, J., Grenzel, J. C. M., & Cassola, T. P. (2021). OS DESAFIOS DOCENTES NA MEDIAÇÃO FRENTE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 8(1), 310-320. https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.347

Edição

Seção

Mostra de Pós-Graduação - Ciências Sociais e Humanidades