O CONTEXTO FORMATIVO DOS DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.349Palavras-chave:
Docência, Necessidades formativas, Aprendizagens, Formação pedagógicaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar as necessidades formativas de professores de uma universidade comunitária por meio de seus argumentos. Seguiu-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada com os professores dos cursos de Administração, Enfermagem e Pedagogia. Evidenciou-se por meio da análise dos dados a importância das formações continuadas e em serviço no Ensino Superior, visto que os docentes são preparados para atuarem na sua área técnica e na pesquisa, não tendo subsídios pedagógicos, didáticos e humanísticos para atuarem na docência, o que compromete o ensino-aprendizagem dos acadêmicos. Os resultados evidenciaram a relevância dos professores terem a oportunidade de refletir sobre sua prática, num espaço de sociabilização, discussão, reflexão crítica, para que haja transformações significativas no ensino.
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