A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE SUCESSÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR

Autores

  • Verônica Boff Lagunde Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Jaciara Treter Sippert Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.350

Palavras-chave:

Grupo Linke, Empresa familiar, Contabilidade

Resumo

A duração de uma empresa, seja de qual porte ou ramo de atividade, depende de vários fatores, dentre eles pode-se considerar a importância que esta organização dá para a contabilidade e o processo de sucessão, sobretudo em empresas familiares. A pesquisa teve como objetivo geral evidenciar o papel da contabilidade no processo de sucessão familiar do Linke Supermercados, caracterizando o papel da contabilidade na sua gestão, identificando o perfil de gestão de cada geração de proprietários e descrevendo os desafios do processo sucessório da empresa. A pesquisa se classifica como qualitativa, descritiva, estudo de caso com coleta de dados através de entrevista semiestruturadas. Observou-se que a empresa enxerga a contabilidade como uma ferramenta importante, principalmente no momento em que a empresa vive. Quanto ao processo de sucessão, a empresa ainda tem forte resistência da primeira geração para segunda, demostrando que este processo ainda não está bem definido.

Referências

ALBUQUERQUE, Ana Luiza; OLIVEIRA, Janete Lara de; PEREIRA, Rafael Diogo. Governança, Sucessão e Profissionalização em uma Empresa Familiar: (re) arranjando o lugar da família multigeracional. Revista Brasileira De Gestão De Negócio, 2010.

CAMPANHARO TEIXEIRA, Aridelmo José et al. A utilização de ferramentas de contabilidade gerencial nas empresas do Estado do Espírito Santo. Brazilian Business Review (Portuguese Edition), [s. l.], v. 8, n. 3, p. 108–127, 2011.

DUARTE Jorge; BARROS Antônio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.

FLORES JR, José Elias; GRISCI, Carmem Ligia Iochins. Dilemas de pais e filhos no processo sucessório de empresas familiares. Revista de Administração. [s. l.], v. 47, n. 2, p. 325–337, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos pesquisas. 5ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

GERSICK, Kelin; DAVIS, John; HAMPTON, Marion; LANSBERG, Ivan. De geração para geração: ciclos de vida das empresas familiares. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MIRANDA OLIVEIRA, Luis Gustavo; ALVES VIEIRA DA SILVA, Georgina. Sucessão Em Uma Empresa Familiar: Valores, Racionalidades e Dilemas. Revista de Administração FACES Journal, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 28–42, 2012.

OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de. Empresas familiar. Como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo sucessório. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PADOVEZE, Clovis Luís. Manual de Contabilidade Básica. 7ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Lagunde, V. B., & Sippert, J. T. (2021). A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE SUCESSÃO DE UMA EMPRESA FAMILIAR. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 8(1), 185-197. https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.350

Edição

Seção

Mostra de Iniciação Científica - Ciências Sociais e Humanidades