FORMAÇÃO HUMANIZADA: PELOS DITOS, INTERDITOS, NÃO-DITOS NO DISCURSO DOCENTE, A MATERIALIZAÇÃO DA MISSÃO INSTITUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.351Palavras-chave:
Humanização, Ensino superior, Formação, TransformaçãoResumo
Este texto objetiva discutir a historicidade dos sentidos de palavras como “humanização”, “ética”, “respeito” e “valores” e como eles perpassam nos documentos pedagógicos, dentre os quais, a Missão Institucional, os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e, em especial, o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Unicruz – documentos esses que foram revisitados, discutidos, e analisados “se” e “como” colocados a efeito no discurso dos docentes. Para essas questões, pautamo-nos por noções da teoria discursiva pecheutiana, que pensa o sentido, o sujeito, a ideologia e as condições de produção dos discursos, em seus efeitos. Na prática, ao mobilizar-se pela e para a humanização, o sujeito institucional deveria contribuir sobremaneira com o sólido fundamento da evolução contínua do conhecimento e na conquista de uma sociedade mais igualitária, harmônica, sustentável.
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