FORMAÇÃO HUMANIZADA: PELOS DITOS, INTERDITOS, NÃO-DITOS NO DISCURSO DOCENTE, A MATERIALIZAÇÃO DA MISSÃO INSTITUCIONAL

Autores

  • Giovanna Pantz dos Santos
  • Maria Aparecida Santana Camargo
  • Viviane Teresinha Biacchi Brust
  • Rosane Rodrigues Felix
  • Ieda Márcia Donati Linck Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.351

Palavras-chave:

Humanização, Ensino superior, Formação, Transformação

Resumo

Este texto objetiva discutir a historicidade dos sentidos de palavras como “humanização”, “ética”, “respeito” e “valores” e como eles perpassam nos documentos pedagógicos, dentre os quais, a Missão Institucional, os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e, em especial, o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Unicruz – documentos esses que foram revisitados, discutidos, e analisados “se” e “como” colocados a efeito no discurso dos docentes. Para essas questões, pautamo-nos por noções da teoria discursiva pecheutiana, que pensa o sentido, o sujeito, a ideologia e as condições de produção dos discursos, em seus efeitos. Na prática, ao mobilizar-se pela e para a humanização, o sujeito institucional deveria contribuir sobremaneira com o sólido fundamento da evolução contínua do conhecimento e na conquista de uma sociedade mais igualitária, harmônica, sustentável.

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Publicado

2021-02-26

Como Citar

Pantz dos Santos, G. ., Santana Camargo, M. A. ., Biacchi Brust, V. T. ., Rodrigues Felix, R. ., & Donati Linck, I. M. (2021). FORMAÇÃO HUMANIZADA: PELOS DITOS, INTERDITOS, NÃO-DITOS NO DISCURSO DOCENTE, A MATERIALIZAÇÃO DA MISSÃO INSTITUCIONAL. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 8(1), 119-127. https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.351

Edição

Seção

Mostra de Iniciação Científica - Ciências Sociais e Humanidades