ANÁLISE DE SAÚDE EM TRABALHADORES DE UMA REDE DE SUPERMERCADO EM TUPANCIRETÃ/RS

Autores

  • Paola Langner da Cruz Universidade de Cruz Alta
  • Karol dos Santos Moro Universidade de Cruz Alta
  • Camila Alves Universidade de Cruz Alta
  • Lúcia Gabriela Chaves Callai Universidade de Cruz Alta
  • Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho Universidade de Cruz Alta
  • Milene Almeida Ribas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.355

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Transtornos traumáticos cumulativos, Riscos ocupacionais

Resumo

O ambiente de trabalho de um supermercado envolve atividades que trazem elevados riscos ergonômicos decorrentes de postura incorreta, trabalho físico pesado, equipamentos inadequados e trabalho repetitivo, interferindo diretamente na queda de seu rendimento, levando ao comprometimento da integridade física e da saúde dos funcionários, como consequência traz ao trabalhador traumas físicos e psicológicos, como a depressão, e invalidez. Desta forma, este estudo caracteriza-se como observacional, de perfil populacional e neste primeiro momento, traz os pré-resultados da pesquisa intitulada “Caracterização da força de preensão manual dos trabalhadores em rede de supermercados”, analisando o perfil sociodemográfico e sintomas osteomusculares de cerca de 72 trabalhadores da rede de supermercados Dino’s da cidade de Tupanciretã/RS. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que cerca de 52,1% dos funcionários expuseram sentir algum tipo de sintoma ou desconforto, com predomínio à região lombar (9,7%/n=7), ombros e braços (ambas com 5,6%/n=4), antebraço, joelho e tornozelo (2,8%/n=2 cada), e com maior incidência entre operadores de caixa. Por fim, entende-se que esta pesquisa beneficia trabalhadores e empresários, pois os resultados encontrados podem levar a um direcionamento preventivo na saúde do trabalhador, dando atenção à saúde, integridade física, segurança e melhorias no ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Karol dos Santos Moro, Universidade de Cruz Alta

Pesquisadora do Grupo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNICRUZ, Discente do curso de Fisioterapia, da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil.

Camila Alves, Universidade de Cruz Alta

Pesquisadora do Grupo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNICRUZ, Discente do curso de Fisioterapia, da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil

Lúcia Gabriela Chaves Callai, Universidade de Cruz Alta

Pesquisadora do Grupo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNICRUZ, Discente do curso de Fisioterapia, da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil.

Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Universidade de Cruz Alta

Pesquisadora do Grupo Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNICRUZ, Docente da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, Brasil.

Milene Almeida Ribas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Reabilitação Funcional/UFSM

Referências

BARBOSA, Danielle De Nazaré; MEJIA, Dayana Maia. O papel da fisioterapia na qualidade de vida do trabalhador. Disponível: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/183/6-O_Papel_da_Fisioterapia_na_Qualidade_de_Vida_do_Trabalhador.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.

BATIZ, Eduardo Concepción; SANTOS, Andréia Fuentes dos; LICEA, Olga Elena Anzardo. A postura no trabalho dos operadores de checkout de supermercados: uma necessidade constante de análises. Prod., São Paulo, v. 19, n. 1, p. 190-201, 2009.

BRASILa. Dia mundial de combate a LER/DORT. 2019. Disponível em: http://www.progep.ufpb.br/progep/contents/noticias/dia-mundial-de-combate-a-ler-dort. Acesso em: 1 nov. 2019.

BRASILb. LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores, aponta estudo. 2019. Disponível em: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45404-ler-e-dort-sao-as-doencas-que-mais-acometem-os-trabalhadores-aponta-estudo. Acesso em: 31 out. 2019.

COSTA, Danilo et al. Saúde do Trabalhador no SUS: desafios para uma política pública. Rev. bras. saúde ocup., São Paulo, v. 38, n. 127, p. 11-21, 2013.

DALE, Alana Pires; DIAS, Maria Dionísia do Amaral. A ‘extravagância’ de trabalhar doente: o corpo no trabalho em indivíduos com diagnóstico de LER/DORT. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 263-282, 2018.

DE SOUZA M. G.; GUIMARÃES, J. A.; COSTA, L. A. Sintomas osteomusculares em trabalhadores de um supermercado em Rio Branco-AC. DêCiência em Foco, v.2, n 2, p. 31-47, 2018.

GALVÃO, Juliana Teles. Saúde e qualidade de vida do operador de caixa de supermercado. 2012. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/3875. Acesso em: 10 set. 2020.

LOUVISON, P. R. Avaliação de mapa de risco em um supermercado em uma cidade no interior do estado de São Paulo. 2017. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8606. Acesso em: 1 nov. 2019.

NUNES, Diego Eduardo; MEJIA, Dayana Priscila Maia. 2013. A atuação do Fisioterapeuta do Trabalho na prevenção das doenças ocupacionais com ênfase na LER e DORT. Faculdade Ávila. Disponível em: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/40/02_-_A_atuaYYo_do_Fisioterapeuta_do_Trabalho_na_prevenYYo_das_doenYas_ocupacionais_com_Ynfase_na_LER_e_DORT.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.

RIBEIRO, H. P. Lesões por esforços repetitivos (LER): uma doença emblemática. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, p. 85-93, 2007.

SCHAMNE, A. N. Análise dos riscos potenciais em um supermercado. 2014. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/6798/1/CT_CEEST_XXIX_2015_02.pdf Acesso em: 31 out. 2019.

SILVA, Lhorrana Priscila dos Santos et al. 2019. Os benefícios da fisioterapia nas doenças osteomusculares associadas ao trabalho. Disponível em: http://repositorio.faema.edu.br:8000/handle/123456789/2453. Acesso em: 07 nov. 2019.

ZANDONADI, L. H.; MAIOLINI COSTA, T. A.; CORREIA, P. F.; GONÇALVES LUIZ FERNANI, D. C.; PRADO, M. T. Importância da fisioterapia na prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. In: Colloquium Vitae. p. 58-67. Disponível em: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1578. Acesso em: 31 out 2019.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Langner da Cruz, P., dos Santos Moro, K. ., Alves, C. ., Gabriela Chaves Callai, L. ., Goretti Moreira Leal de Carvalho, T. ., & Ribas, M. A. (2021). ANÁLISE DE SAÚDE EM TRABALHADORES DE UMA REDE DE SUPERMERCADO EM TUPANCIRETÃ/RS. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 8(1), 198-207. https://doi.org/10.33053/revint.v8i1.355

Edição

Seção

Mostra de Iniciação Científica - Ciências Biológicas e da Saúde