DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO E DIÂMETRO DO HIPOCÓTILO DE CULTIVARES DE SOJA EM RESPOSTA A DUAS SAFRAS AGRÍCOLAS

Autores

  • Vitória Corrêa de Oliveira Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Miguel Knob Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • José Luiz Tragnago Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.627

Palavras-chave:

Glycine max (L.) Merrill, Emergência, Tamanho de semente

Resumo

A emergência da plântula de soja é função do hipocótilo, responsável pela elevação dos cotilédones acima da superfície do solo. Quanto maior o comprimento e diâmetro do hipocótilo, maior é a capacidade da plântula para emergir e superar a resistência provocada pela profundidade de semeadura e/ou encrostamento do solo. Neste sentido, estudos se tornaram necessários para verificar se esta resposta ocorre quando as sementes são plantadas a diferentes profundidades e se há comportamentos diferenciados de cultivares frente às variações da profundidade de plantio. O experimento foi conduzido na área experimental do Curso de Agronomia, em ambiente protegido, obedecendo ao delineamento experimental Blocos ao Acaso, com quatro repetições, em diferentes cultivares de soja. Em cada profundidade foram utilizadas 200 sementes (50 por repetição). Conclui-se que houve diferenças na qualidade da semente nas duas safras avaliadas para a maioria das cultivares estudada e que as profundidades de 03 e 06 cm foram aquelas que apresentaram os melhores resultados, corroborando as indicações técnicas da pesquisa para a semeadura da soja.

Referências

COSTA, J.A.; PIRES, J.L.F.; THOMAS, A.L.; ALBERTON, M. Comprimento e índice de expansão radial do hipocótilo de cultivares de soja. Ciência Rural, v. 29, p. 609 612, 1999.

COSTA, J. A.; et al. Comprimento e índice de expansão radial do hipocótilo de cultivares de soja. Ciência Rural, Santa Maria, v.29, n.4, p.609-612, 1999.

KNITTLE, K.H., BURRIS, J.S. Soybean hypocotyl growth under field conditions. Crop Science, Madison, v. 19, n. 1, p. 37-41, 1979.

ODA, M.C.; et al. Phenotypic and molecular traits diversity in soybean launched in forty years of genetic improvement. Agronomy Science and Biotechnology, Londrina, v.1, n.1, p.1-9, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Corrêa de Oliveira, V., Knob, M. ., & Tragnago, J. L. (2021). DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO E DIÂMETRO DO HIPOCÓTILO DE CULTIVARES DE SOJA EM RESPOSTA A DUAS SAFRAS AGRÍCOLAS. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 82-88. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.627

Edição

Seção

Mostra de Iniciação Científica - Ciências Exatas, Agrárias e Engenharias