A TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERSPECTIVA ANALÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Cátia da Silva Herter Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Rose Aparecida Colognese Rech Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.630

Palavras-chave:

Ruptura, Brincar, Continuidade das experiências, Progressão das aprendizagens

Resumo

Esta pesquisa, aborda a transição da Educação Infantil para o 1º ano do ensino fundamental conforme os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Tendo como objetivo compreender se a organização curricular apresentada na BNCC favorece a continuidade das aprendizagens na transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental. Para este fim, utilizou-se os fundamentos da pesquisa documental, de cunho descritivo, onde analisamos e descrevemos como ocorreu a transição entre essas etapas da Educação Básica, a partir da BNCC; e de uma abordagem qualitativa dos dados. Observou-se que as transições são períodos significativos na vida da criança, que necessitam de uma atenção especial, principalmente entre a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental que traz mudanças e engloba o fundamento do processo educacional, dado que nesse momento a criança apresenta uma grande curiosidade em aprender e o professor precisa instigar a busca pelo conhecimento, para que tal aspecto permaneça com a criança nos anos seguintes. Ademais, constatamos que para o seu planejamento, o docente conta com um documento específico e riquíssimo em sua teoria, que é a BNCC, mas esta precisa estar em contínuo estudo para promover a continuidade das aprendizagens do sujeito integral. Desta forma, acreditamos no potencial deste estudo mesmo que parcial no despertar das discussões envoltas deste referencial.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

da Silva Herter , C., & Colognese Rech , R. A. (2021). A TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERSPECTIVA ANALÍTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 107-116. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.630

Edição

Seção

Mostra de Iniciação Científica - Ciências Sociais e Humanidades