ESTUDOS DE CASO: UMA VISÃO ARQUITETÔNICA SOBRE BIBLIOTECAS E MIDIATECAS

Autores

  • Giovana dos Santos Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Natalia Hauenstein Eckert Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.632

Palavras-chave:

Conhecimento, Leitura, Levantamento, Projetos

Resumo

As bibliotecas públicas exercem um papel de extrema importância na vida de uma comunidade, pois transmitem informação, conhecimento e incluem todos os cidadãos no ambiente da leitura, contribuindo para o interesse dos frequentadores pela cultura. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, surgiram as midiatecas com uma nova proposta de complementação da biblioteca conhecida tradicionalmente, que tem como característica distinta, disponibilizar outras formas de leitura além dos livros, contando com o auxílio da tecnologia para oferecer conteúdo em áudio e vídeo. Este trabalho de pesquisa exploratória busca apresentar o levantamento de três análises de modelos, de edificações com essas temáticas, em escala internacional, nacional e regional. Os projetos analisados foram selecionados devido a sua composição volumétrica e atrativos funcionais, sendo elas, a Midiateca François Villon localizada em Bourg-la-Reine na França, a Biblioteca São Paulo que fica no Parque da Juventude na cidade de São Paulo, e a Biblioteca Central Universidade Positivo que se localiza na cidade de Curitiba no Estado do Paraná.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

dos Santos, G., & Hauenstein Eckert, N. (2021). ESTUDOS DE CASO: UMA VISÃO ARQUITETÔNICA SOBRE BIBLIOTECAS E MIDIATECAS . REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 117-128. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.632

Edição

Seção

Mostra de Iniciação Científica - Ciências Sociais e Humanidades