A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NAS EMPRESAS

Autores

  • Ana Caroline dos Reis Ott Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Luiz Eduardo Machado Nunes Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Fernanda Gabriely da Rosa Amaral Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Claudia Maria Prudêncio De Mera Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.640

Palavras-chave:

Influência da pandemia, Comércio, COVID-19

Resumo

A pandemia de COVID-19, que se espalhou pelo mundo inteiro, trouxe consequências em todas as áreas da sociedade, alguns sendo mais afetados, e outros menos. O objetivo desse estudo é analisar o impacto que a pandemia do Coronavírus trouxe para as empresas de Cruz Alta e região. A pesquisa foi realizada durante os meses de abril e maio de 2021, de forma on-line, onde foram encaminhados 130 formulários e retornaram 70 respondidos. Entre as empresas participantes, sua maioria foi do setor do comércio varejista, setor de moda e beleza e do agronegócio. A pesquisa apresentou que metade das empresas entrevistadas possuíam saúde financeira estável antes da pandemia, 54% das empresas tiveram diminuição do seu faturamento durante o período, sendo o comércio varejista o mais afetado. O número de empresas que precisaram demitir funcionários foi menor em relação as empresas que conseguiram manter seu quadro de empregados, algumas até fazendo a contratação de novos empregados. Empresas do comércio varejista foram as mais afetadas por problemas de abastecimento, mas também é o ramo que consegui manter suas dívidas em dia. Também foi constatado a adesão a auxílios governamentais, mesmo que a maior parte tenha afirmado não ter sido necessário. Os resultados evidenciam que as empresas estão conseguindo passar pelo período da pandemia, mesmo sendo afetadas por quedas de faturamento ou problemas de abastecimento, além de conseguirem manter suas dívidas em dia, e se adaptando as novas necessidades do mercado.

Referências

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Cientifica: Teoria de ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Organização Pan-americana de Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Principais informações. 24 abr. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&I temid=875. Acesso em: 25 abr. 2020.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LÚCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia da Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (a). Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios. Boletim de impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios, 4 ed, 17 abr. 2020. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/5f8338edb8c da72405222697f782c9a4/$File/19437.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

dos Reis Ott, A. C. ., Machado Nunes, L. E., da Rosa Amaral, F. G., & Prudêncio De Mera, C. M. (2021). A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS NAS EMPRESAS . REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 189-198. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.640

Edição

Seção

Mostra de Iniciação Científica - Ciências Sociais e Humanidades