A ANSIEDADE E O ESTRESSE DOS ESTUDANTES COM A EXPECTATIVA DO EXAME VESTIBULAR

Autores

  • Anny Beatriz Somavilla Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Dalvana Krug Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Laura Fontana Pozzer Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Priscila Goetze Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.649

Palavras-chave:

Adolescente, Ensino médio, Ansiedade, Estresse

Resumo

No ensino médio os adolescentes passam a ter uma maior preocupação com a vida adulta e a escolha profissional, e isso é um fator determinante para causar problemas emocionais. Ademais, ocorreram mudanças em suas vidas desde o início da pandemia, uma vez que foi um grande motivo para agravar ainda mais a saúde mental dos alunos. Este é um estudo de caráter descritivo e analítico de rastreamento epidemiológico observacional, tendo como objetivo descrever como a ansiedade e o estresse em estudantes do ensino médio atrapalham na preparação para as provas. Buscando compreender as dificuldades enfrentadas por estudantes em época de preparação para os exames vestibular e Enem foi elaborado e aplicado um questionário ao Instituto Estadual de Educação Mãe de Deus mediante um Formulário On-Line Google Forms, no qual foram obtidas 76 respostas de estudantes, sendo 81,6% do gênero feminino e 17,1% do gênero masculino, com idades de 15 a 34 anos. Os resultados mostraram um grande nível de ansiedade e estresse na maioria dos alunos.

Referências

ANDRADE, Thatiana Mucci; et al. Nível de ansiedade e estresse em adolescentes concluintes do ensino médio. Revista Científica Univiçosa, v. 8, p. 596, 2016.

ARCHER, Aline Battisti; et al. Reflexões: ansiedade frente à escolha profissional e à prova do vestibular. Extensio- Revista Eletronica de Extensão, v. 8, p. 71-72, 2011.

CASTRO, Carine Jardim; et al. Ansiedade, depressão e estresse em tempos de pandemia: um estudo com alunos da terceira série do Ensino Médio. Ingestigação, Sociedade e Desenvolvimento, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Cliente/Desktop/Trabalho%20de%20pesquisa%20de%20MP/artigos/ansiedade%20depress%C3%A3o%20estresse%20em%20tempo%20de%20pandemia.pdf. Acesso em: 2 abr. 2021.

DAOLIO, Carla Cristina; NEUFELD, Carmen Beatriz. Intervenção para stress e ansiedade em pré-vestibulandos: estudo piloto. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 18, p. 130, 2017.

D'AVILA, Geruza Tavares; SOARES, Dulce Helena Penna. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na "cena da prova". Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, p. 58, 2003.

FAGUNDES, Paula Resende; et al. Pré-vestibulandos: percepção do estresse em jovens formandos do ensino médio. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais da Unipar, v. 18, p. 59-64, 2010.

FARIA, Rafaela Roman; et al. O estresse entre vestibulandos e

suas relações com a família e a escolha profissional. Revista Psicologia Argumento, v. 30, p. 45-50, 2012.

GROLLI, Verônica; et al. Sintomas depressivos e de ansiedade em adolescentes do ensino médio. Revista de Psicologia IMED, v. 9, p. 90, 2017.

HORA, Wanessa Santos; et al. Impactos causados pelo ENEM. Revista Scientia Plena Jovem, v. 5, p. 38, 2017.

SOARES, Adriana Benevides; et al. Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. Revista Paidéia, v. 20, p. 58-61, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Somavilla , A. B. ., Krug, D. ., Fontana Pozzer, L., Goetze, P. ., & Moreira Leal de Carvalho, T. G. (2021). A ANSIEDADE E O ESTRESSE DOS ESTUDANTES COM A EXPECTATIVA DO EXAME VESTIBULAR. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 280-288. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.649

Edição

Seção

Mostra de Iniciação Científica - Ciências Biológicas e da Saúde