AS DIFICULDADES DOS AGRICULTORES FAMILIARES EM RELAÇÃO À ATIVIDADE LEITEIRA E AS ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA NA PROPRIEDADE RURAL
DOI:
https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.651Palavras-chave:
Atividade leiteira, Desafios, EstratégiasResumo
A atividade leiteira no Brasil tem um importante papel social e econômico, pois representa uma fonte de renda mensal para muitos agricultores, especialmente os familiares. Contudo, vem ocorrendo uma redução expressiva no número de produtores de leite no País. Diante deste contexto, este estudo tem como objetivo identificar as dificuldades dos agricultores familiares em relação à atividade leiteira e as estratégias de permanência na propriedade rural. Para alcançar os objetivos do estudo, a pesquisa está caracterizada como descritiva de caráter qualitativo. Quanto aos procedimentos técnicos, foi realizada pesquisa de campo com cinco produtores de leite, considerados como agricultores familiares. Pode-se dizer, que, para os produtores que participaram da pesquisa, as principais dificuldades para o fortalecimento e permanência na atividade leiteira, estão relacionadas a falta de incentivo para a atividade leiteira, instabilidade do preço pago pelo litro do leite e o alto custo dos insumos. Por outro lado, a sanidade e alimentação, do rebanho, as redes de relacionamento, o acesso ao crédito, a assistência técnica, e a tecnologias adotadas na propriedade, foram os fatores mais relevantes apontados como estratégias para superar os desafios da atividade leiteira e para permanência na propriedade rural.
Referências
BAIARDI, Amilcar; ALENCAR , Cristina Maria Macêdo de. Agricultura Familiar, seu Interesse Acadêmico, sua Lógica Constitutiva e sua Resiliência no Brasil RESR, v. 52, n. 1, p. S045-S062, 2014.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA. Índice de atualização tecnológica para propriedades leiteiras: IAT-Leite. Comunicado Técnico 107. São Paulo: São Calos, 2020. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1122432/1/COMUNICADO-TECNICO-107.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO). FAOSTAT. Disponível em: http://www.fao.org/home/en/. Acesso em: 18 mai. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agropecuário 2017. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/agri_familiar_2006_2/notas_tecnicas.pdf . Acesso em: 08 mai. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produção agrícola 2019. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/agri_familiar_2006_2/notas_tecnicas.pdf . Acesso em: 08 mai. 2020.
RIES, Jaime Eduardo. Relatório socioeconômico da cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul: 2019. Porto Alegre RS: Emater/RSAscar, 2019. 114 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.