VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA A ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CONSULTORIA AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA, RS

Autores

  • Estéfani Bianca Alves Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Claudia Maria Prudêncio De Mera Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.652

Palavras-chave:

Administração financeira, Viabilidade, Investimento, Consultoria agrícola

Resumo

O presente trabalho propôs um estudo de viabilidade econômica e financeira da abertura de uma empresa de consultoria agrícola no município de Cruz Alta, RS. Para subsidiar o estudo, no referencial teórico foram utilizadas ferramentas da administração financeira. A metodologia da pesquisa classifica-se como qualitativa e descritiva, com a apresentação de quadros que possibilitaram um melhor entendimento do estudo e a apresentação dos dados pesquisados. A Demonstração do Resultado do Exercício e o Fluxo de Caixa mostram uma lucratividade de 52,42% sobre as receitas, custos e despesas com uma margem de segurança de 45,63%. Do mesmo modo, uma viabilidade financeira com elevados indicadores de retorno, o que evidencia que o empreendimento é viável. Considera-se que os dados da pesquisa constataram que a empresa será capaz de gerar os recursos suficientes para obter o retorno desejado, constatando a viabilidade do projeto e contribuindo para futura tomada de decisão.

Referências

BANCO DO BRASIL. Classificação do produtor rural. Disponível em: < https://central3.to.gov.br/arquivo/180407/>. Acesso em: 22 jun. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

NOGUEIRA, Mateus Henrique; BORGES, Guilherme de Freitas. Por que as empresas “fecham as portas”? Compreendendo a mortalidade de empresas locais. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, v. 11, p. 118-133, 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Alves, E. B. ., & Prudêncio De Mera, C. M. (2021). VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA PARA A ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CONSULTORIA AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA, RS. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 309-322. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.652

Edição

Seção

Mostra de Iniciação Científica - Multidisciplinar