A MEDIAÇÃO COMO MEIO DE RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS CIVIS

Autores

  • Jaime José Krul Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Marcelo Cacinotti Costa Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Claudia Maria Prudêncio De Mera Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.659

Palavras-chave:

Comunicação, Sociedade, Judicial

Resumo

O artigo aborda o conflito, trata do seu caráter transformador na sociedade e analisa soluções apresentadas através da mediação. A partir de uma visão geral da realidade do sistema judiciário brasileiro, examina a natureza atual do processamento de reclamações e a atual crise de jurisdição causada pelo excesso de litígios resultantes de mudanças nas relações pessoais com o resultante aumento causado pelo conflito e a busca pela justiça que se revelou deficiente em determinadas situações em que a resolução apenas da questão jurídica, é insuficiente para a resolução do problema. De outra perspectiva, ele explora novas maneiras de lidar com conflitos de forma rápida e eficaz. Trata da mediação como método alternativo para a resolução de conflitos, examina os seus aspectos históricos, princípios, modelos e técnicas aplicadas, bem como críticas e desafios mais importantes que o instituto tem de enfrentar.

Referências

ANDRADE, Gustavo Henrique Baptista. A mediação e os meios alternativos de resolução dos conflitos. Revista Fórum do Direito Civil – RFDC, v. 3, n. 5, jan./abr., p. 93-108, 2014.

AZEVEDO, André Gomma (Org.). Manual de Mediação Judicial. Brasília/DF: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, 2013.

FIORELLI, José Osmir; FIORELLI, Maria Rosa; JUNIOR, Marcos Julio Olivé Malhadas. Mediação e solução de conflitos: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Jean Carlos. Meios alternativos de resolução de disputas: conciliação, negociação, arbitragem, mediação. Curitiba: Protexto, 2007.

LUCHIARI, Valeria Ferioli Lagrasta. Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010, e Emenda nº 1/2013. Revista do Advogado, v. 34, p. 48- 56, 2014.

MORAIS, José Luis Bolzan de; SPENGLER, Fabiana Marion. Mediação e arbitragem: alternativas à jurisdição! Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

SALES, Lília Maia de Morais. Mediação de conflitos: família, escola e comunidade. Florianópolis: Conceito Editorial, 2007.

SPENGLER, Fabiana Marion. Mediação:um retrospecto histórico,conceitual e teórico. In: SPENGLER NETO, Theobaldo. Mediação enquanto política pública: a teoria, a prática e o projeto de lei. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2010. p.17-58.

SPENGLER, Fabiana Marion. Retalhos de mediação. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2014.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos conflitos civis. São Paulo: Método, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Krul, J. J. ., Cacinotti Costa, M., & Prudêncio De Mera, C. M. (2021). A MEDIAÇÃO COMO MEIO DE RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS CIVIS. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 372-379. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.659

Edição

Seção

Mostra de Pós-Graduação - Ciências Sociais e Humanidades