SOCIEDADE EM REDE: NOVA PRÁTICA SOCIOCULTURAL?
DOI:
https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.661Palavras-chave:
Prática sociocultural, Redes sociais, Tecnologia, SociedadeResumo
O presente trabalho busca investigar a sociedade em rede como uma possibilidade de nova prática sociocultural. A pesquisa se funda na premissa de que as práticas sociais decorrem de interações entre as pessoas e o ambiente natural, social e cultural no qual vivem e desenvolvem-se, e, na possibilidade, portanto, de essas práticas estarem ligadas ao desenvolvimento tecnológico e as redes sociais. A metodologia do trabalho compreende pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, visto que será elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente por livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na internet. Ademais, ao final da pesquisa demonstra-se evidenciado que vivenciamos novidades do mundo cibernético. Sendo o desenvolvimento tecnológico e o avanço da internet pilares para a realização de diversas atividades desenvolvidas na sociedade, sendo então, estas, compositoras de novas práticas socioculturais, haja vista que fazem parte do contexto histórico atual, constituindo novas construções sociais, estabelecendo as mais variadas relações da vida cotidiana, bem como utilizando a tecnologia e, em especial as redes sociais.
Referências
ÁGUA VIVA. A Maior Rede Social do Mundo: Conheça o TOP 21! Disponível em: https://www.aguavivaestudio.com/a-maior-rede-social-do-mundo. Acesso em: 18 fev. 2021.
COTA, Maria C. De professores e carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional. Educação e Filosofia, v. 14, n. 27/28, p. 203-222, 2000.
FACEBOOK. Facebook. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/. Acesso em: 14 fev. 2021.
GUEDES, Taís Morais. As Redes Sociais — Facebook e Twitter — e suas influências nos movimentos Sociais. 2013. 159 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação. Universidade de Brasília. 2013.
LEVY, Piérre. Cibercultura. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.