INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: PROFESSOR, ALUNO, FAMÍLIA, ESCOLA. UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Gisele Lauxen Adolfo EMEF Progresso - Quinze de Novembro, RS

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.669

Palavras-chave:

Professor, Autismo, Formação, Inclusão

Resumo

Considerando as questões relacionadas à inclusão e à participação na escola dos alunos com autismo, o presente estudo investigou as condições de escolarização desses alunos e analisou se a escola, enquanto instituição educativa, está preparada para incluir as crianças autistas, não apenas lhes permitindo o acesso, a fim de aumentar as estatísticas de autistas incluídos, mas também reconhecendo as suas diferenças, limitações e necessidades.  A maior dificuldade encontrada na maioria das escolas do interior do Brasil, infelizmente, ainda se concentra na figura do professor, pois estes não possuem conhecimento satisfatório sobre o TEA, não conhecem teoricamente as metodologias para aplicação de adaptações curriculares e na maioria das vezes encontram-se sozinhos com estes alunos e em salas bastante numerosas.

Referências

ALVES, Fátima. Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.

BRITO, Aida; SALES, Nicolas. Tea e inclusão escolar: um sonho mais que possível. 1ª ed. São Paulo: Kindle, 2017.

BUENO, José Geraldo S. Educação especial brasileira: integração /segregação do aluno diferente. São Paulo: Educ/PUCSP, 1993.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília/DF, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde - Comissão nacional de ética em pesquisa (CONEP). Revisão da Resolução 196/96. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html

BRASIL. Lei n.12.764, de 27 de dezembro de 2012. Lei Berenice Piana. Brasília/DF, 2012.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 8. Ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.

GRANDIN, Temple; PANEK, Richard. O cérebro autista: Pensando através do espectro. 1. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Disponível em: www.inep.gov.br

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: www.ibge.gov.br

LACERDA, Lucelmo. Educador ou cuidador? O acompanhante do estudante com autismo em inclusão no Brasil. In: 1º Congresso Luso-Brasileiro de TEA e Educação Inclusiva. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1LOjyGSEQeMUbeh3XLH-Z5WsEP0mHQFig/view.

LACERDA, Lucelmo. Transtorno do espectro autista: uma brevíssima introdução. Curitiba: CRV, 2017.

LIMA, Stéfani M; LAPLANE, Adriana Lia F. Escolarização de Alunos com Autismo. Revista brasileira de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 2, p. 01-16, 2016.

MANTOAN, Maria Tereza E. Inclusão escolar - O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2006.

MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS: DSM – 5 Tradução Maria Inês Corrêa Nascimento (et al.). 5 ed. Porto legre: Artes médicas, 2015.

MITTLER, Peter J. Educação Inclusiva: Contextos sociais. 1ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

PALÁCIO, Marcos M. Os parâmetros da Educação Inclusiva face aos desafios da contemporaneidade. São Paulo: Edição do Kindle, 2019.

QUINZE DE NOVEMBRO. Plano Municipal de Educação: 2015 - 2025. Quinze de Novembro/RS, 2015.

RICHARDSON, Roberto J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SCHMIDT, Carlo. Org. Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2013.

SIEMS Maria Edith R. Educação especial em tempos de educação inclusiva identidade docente em questão. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

VELASCO, Carmen R; VILLA, Silvia P. Metodologia da Pesquisa Científica. Barcelona: FUNIBER, 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Lauxen Adolfo, G. (2021). INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: PROFESSOR, ALUNO, FAMÍLIA, ESCOLA. UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONSTRUÇÃO. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 460-475. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.669

Edição

Seção

Mostra de Extensão