NECESSIDADE DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Cíntia Rubert Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Rita Leal Sperotto Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.670

Palavras-chave:

Farmacêutico nas ESFs, Atuação farmacêutica, Saúde pública

Resumo

A Estratégia Saúde da Família foi adotada como um novo norte para a assistência, quebrando o paradigma do modelo de atenção médico-centrado para instituir a participação e responsabilização de outros profissionais, que procuram trabalhar de forma multiprofissional e interdisciplinar. Nesse horizonte, a busca da intersetorialidade é estratégica para a Saúde da Família, partindo do raciocínio de que o processo saúde-doença se compõe, dentre outros fatores, de determinantes sociais. Tendo em vista esse cenário o presente trabalho tem como objetivo buscar na literatura dados que apontem a importância da presença de um farmacêutico em cada ESF a fim de comprovar   a necessidade pública desses profissionais e ampliar as vagas de emprego para os mesmos. Assim foi feita uma revisão sistemática de literatura, aplicadas buscas nos bancos de dados Scielo e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: farmacêutico na saúde pública; farmacêutico na estratégia saúde da família; e assistência farmacêutica. Sendo o principal critério para selecionar o artigo o mesmo estar em língua portuguesa e preencher o quesito de defender a necessidade do Farmacêutico na ESF. Logo descobriu-se que a oferta de serviços farmacêuticos clínicos, como a educação em saúde, o seguimento farmacoterapêutico e a orientação farmacêutica, resultou significativamente para o aperfeiçoamento da qualidade da prescrição e redução do número de medicamentos prescritos aos usuários das ESFs. Conclui-se, portanto, com esse estudo que é de imprescindível necessidade a presença de um farmacêutico em cada ESF municipal.

Referências

BARBERATO, Luana Chaves; SCHERER, Magda Duarte dos Anjos; LACOURT, Rayane Maria Campos. O farmacêutico na atenção primária no Brasil: uma inserção em construção. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 10, p. 3717-3726, 2019.

BARROS, Débora Santos Lula; SILVA, Dayde Lane Mendonça; LEITE, Silvana Nair. Serviços farmacêuticos clínicos na Atenção Primária à Saúde do Brasil. Trabalho Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, e0024071, 2020.

FOPPA, Aline Aparecida et al. Atenção farmacêutica no contexto da estratégia de saúde da família. Rev. Bras. Cienc. Farm., São Paulo, v. 44, n. 4, p. 727-737, 2008.

HEPLER, C.D; STRAND, L.M. Oportunidades y responsabilidades en la Atención Farmacéutica. Pharm Care Esp. v. 1, p. 35-47, 1999.

OLIVEIRA, Luciane Cristina Feltrin de; ASSIS, Marluce Maria Araújo; BARBONI, André René. Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde: da Política Nacional de Medicamentos à Atenção Básica à Saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 3, p. 3561-3567, 2010.

PINTO, Luiz Felipe; GIOVANELLA, Ligia. Do Programa à Estratégia Saúde da Família: expansão do acesso e redução das internações por condições sensíveis à atenção básica (ICSAB). Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1903-1914, 2018.

RICIERI, M. C.; et al. O farmacêutico no contexto da estratégia em saúde da família, que realidade é esta? Visão Acadêmica, v. 7, n. 2, 2006.

RUBERT, Cíntia; DEUSCHLE, Regis Augusto Norbert; DEUSCHLE, Viviane Cecilia Kessler Nunes. Assistência farmacêutica durante a pandemia da COVID-19: Revisão daliteratura. RevInt - Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, v.8, n.1, p. 255-268, 2020.

SILVA, Alamisne Gomes da; LIMA, José Gildo de; LIRA, Aline Cavalcante de. Atuação do farmacêutico nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família: uma contribuição para o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família. Rev. APS, v. 19, n. 1, p. 14-23, 2016.

SILVA, Maria Edineide da; TORRES, Vivian Mariano. A importância do farmacêutico presente na estratégia saúde da família (ESF). Rev. Bra. Edu. Saúde, v. 9, n.4, p. 27-33, 2019.

SILVA, D. Á.; MENDONÇA, S. D.; OLIVEIRA, D. R.; CHEMELLO, C. A prática clinica do farmacêutico no núcleo de apoio a saúde da familia. Trab. Educ. Saúde, v. 16, n. 2, p. 659-682, 2018.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Rubert, C. ., & Leal Sperotto, R. (2021). NECESSIDADE DO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 476-484. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.670

Edição

Seção

Mostra de Extensão