UNATI/UNICRUZ ONLINE: ALTERNATIVA CONTRA O ISOLAMENTO SOCIAL OCASIONADO PELA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.674Palavras-chave:
UNATI, Envelhecimento, Saúde, PandemiaResumo
O artigo apresenta a UNATI como uma alternativa contra o isolamento social de idosos. Desde o segundo semestre de 2020 e primeiro de 2021 as oficinas da UNATI vêm sendo elaboradas e também executadas de forma online, via Google Meet. A UNATI é um programa de extensão aberta às pessoas idosas (60 anos ou mais) e aos pré-idosos (pessoas que ainda não completaram 60 anos). É uma proposta interdisciplinar e por isso tem a participação de professores de diferentes áreas do conhecimento. As atividades incluem oficinas de atividades físicas, inclusão digital, momento de artes as quais são oferecidas nos dias previstos de forma síncrona, palestras e produção de materiais educativos que ficam disponibilizados de forma assíncrona na página da UNATI.
Referências
BEZERRA, P. A.; NUNES, J. W.; MOURA, L. B. D. A. Envelhecimento e isolamento social: uma revisão integrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 34, n. 02661, p. 1-9, 2020.
BRASIL. Programa Viver: Envelhecimento Ativo e Saudável. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2019/marco/ProgramaViver.pdf. Acesso em: 4 ago. 2021.
BRASIL. Violência contra a pessoa idosa. Vamos falar sobre isso? Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/junho/cartilhacombateviolenciapessoaidosa.pdf. Acesso em: 9 ago. 2021.
BRASIL. SENADO FEDERAL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003: Estatuto do Idoso. Brasília-DF, 2003.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE- BVS. 15/6 – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/15-6-dia-mundial-de-conscientizacao-da-violencia-contra-a-pessoa-idosa-2/. Acesso em: 9 ago. 2021.
CACHIONI, M. Universidade da Terceira Idade: história e pesquisa. Revista Temática Kairós, São Paulo, v. 15, n. 12, p. 1-8, dez. 2012.
CACHIONI, M.; FLAUZINO, K. de L. Ensino e aprendizagem para o envelhecimento no contexto da universidade. Revista Kairós-Gerontologia, São Paulo, n. 23, p. 17-24, 2020.
CACHIONI, M. Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidades da Terceira Idade. Campinas, SP: Alínea, 2003.
ESTÂNCIA VALE VERDE: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. Violência Contra o Idoso. Disponível em: https://estanciavaleverde.com.br/violencia-contra-o-idoso/. Acesso em: 6 ago. 2021.
FONTES, A. As artes enquanto estratégias de intervenção da animação sociocultural na Terceira idade. Rede Iberoamericana de Animação Socio-Cultural, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Ipleiria, n. 22, p. 1-13, 2015. Disponível em: http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/veintidos/index_htm_files/As%20artes.pdf Acesso em: 9 de ago. 2021.
KACHAR, V. Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v.13, n.2, p.131-147, 2010.
MELO, R. C. D. et al. Desempenho físico-funcional e nível de atividade física de participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo: (UnATI EACH-USP). Revista Temática Kairós, São Paulo, v. 15, n. 14, p. 129-154, 2012.
ROLDÃO, F. D. Aprendizagem contínua de adulto-idosos e qualidade de vida: refletindo sobre possibilidades em atividades de extensão nas universidades. RBCEH, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 61-73, 2009.
SOUZA, E. M. D; SILVA, D. P. P; BARROS, A. S. D. Educação popular, promoção da saúde e envelhecimento ativo: uma revisão bibliográfica integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 4, p. 1355-1368, 2021.
SOUZA, E. M. S. D.; et al. Violência contra a pessoa idosa em tempos de pandemia. Enfermagem gerontologica no cuidado do idoso em tempos da COVID-19, Brasília, v. 2, n. 2, p. 144-149, 2020.
VAZ, S. D. S. A inclusão educacional do idoso através da Universidade Aberta da Terceira Idade: UNATI, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Científica UAA, Paraguay, p. 1-154, dez. 2020.
VERAS, R. P.; CALDAS, C. P. Promovendo a saúde e a cidadania do idoso: o movimento das universidades da terceira idade. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 423-432, 2004.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Active Ageing A Policy Framework. 2020. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/67215.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.