DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PADRÃO SCORM PARA O ENSINO DE BANCO DE DADOS INTEGRADO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE
DOI:
https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.679Palavras-chave:
MOODLE, Banco de dados, Objeto de aprendizagem, SCORMResumo
No aprendizado de programação, o aluno pode apresentar dificuldades em compreender a conceituação de algumas disciplinas, por exemplo Lógica de Programação, Estrutura de Dados e Banco de Dados. Assim, observa-se a necessidade de usar recursos eficientes para melhoria no ensino e aprendizagem de Banco de Dados, podendo resultar em: maior interesse do aluno na área; desenvolvimento de pesquisas voltadas ao ensino; e motivação nesse tipo de aplicação. Para isso, percebe-se a necessidade de implementar objetos de Aprendizagem (OAs) que forneçam e agreguem conhecimento. A criação do OA favorece o desenvolvimento das atividades, motivando os estudantes a interagir e refletir sobre os conteúdos abordados, ou seja, servem de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Com base neste contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um OA adaptado ao padrão SCORM para o ensino de banco de dados a ser integrado em um ambiente virtual de aprendizagem. O objeto de aprendizagem desenvolvido é composto por recursos como texto e imagens sobre conceitos de Structured Query Language (SQL), fazendo com que o aluno, através do seu uso consiga entender melhor conceitos que são abordados na disciplina de Banco de Dados.
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