DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PADRÃO SCORM PARA O ENSINO DE BANCO DE DADOS INTEGRADO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE

Autores

  • Christopher Cezar Dessbesel Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Alex Vinícios Telocken Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Regis Augusto Norbert Deuschle Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, Cruz Alta, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.679

Palavras-chave:

MOODLE, Banco de dados, Objeto de aprendizagem, SCORM

Resumo

No aprendizado de programação, o aluno pode apresentar dificuldades em compreender a conceituação de algumas disciplinas, por exemplo Lógica de Programação, Estrutura de Dados e Banco de Dados. Assim, observa-se a necessidade de usar recursos eficientes para melhoria no ensino e aprendizagem de Banco de Dados, podendo resultar em: maior interesse do aluno na área; desenvolvimento de pesquisas voltadas ao ensino; e motivação nesse tipo de aplicação. Para isso, percebe-se a necessidade de implementar objetos de Aprendizagem (OAs) que forneçam e agreguem conhecimento. A criação do OA favorece o desenvolvimento das atividades, motivando os estudantes a interagir e refletir sobre os conteúdos abordados, ou seja, servem de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Com base neste contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um OA adaptado ao padrão SCORM para o ensino de banco de dados a ser integrado em um ambiente virtual de aprendizagem.  O objeto de aprendizagem desenvolvido é composto por recursos como texto e imagens sobre conceitos de Structured Query Language (SQL), fazendo com que o aluno, através do seu uso consiga entender melhor conceitos que são abordados na disciplina de Banco de Dados.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Cezar Dessbesel, C. ., Vinícios Telocken, A., Norbert Deuschle, R. A. ., & Mariotto Mozzaquatro Chicon, P. (2021). DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PADRÃO SCORM PARA O ENSINO DE BANCO DE DADOS INTEGRADO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 9(1), 537-543. https://doi.org/10.33053/revint.v9i1.679

Edição

Seção

Mostra de Pós-Graduação - Ciências Exatas, Agrárias e Engenhar