HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Lairany Monteiro dos Santos UFSM
  • Yan Vinícius de Souza Schenkel UFSM
  • Tainara Giovana Chaves de Vargas UFSM
  • Ivana Sulczewski UFSM

DOI:

https://doi.org/10.33053/recs.v10i1.564

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Higiene das Mãos. Tecnologia. COVID-19.

Resumo

A higiene das mãos é uma prática muito antiga e importante para controlar a transmissão de infecções e, por isso, deve ser encorajada através de ações de educação em saúde por ser considerada uma medida eficaz e de baixo custo. Objetivo: relatar a experiência de profissionais e estudantes da área da saúde vinculados a um Projeto de Extensão. Método: Relato de experiência das atividades desenvolvidas pelos integrantes do projeto, a partir da utilização das tecnologias e mídias digitais associadas a atividades lúdicas como estratégias para promover a educação em saúde acerca da higienização das mãos. Para tal, utilizou-se um perfil no Instagram e um canal no YouTube como ferramenta para disseminar informações. Foram produzidos vídeos e postagens que tratavam sobre a higiene das mãos com água e sabão e com álcool em gel. Resultados e discussões: Com a vigência da pandemia de COVID-19 e a impossibilidade do contato social, as redes sociais surgiram como uma estratégia para fortalecer os laços com a comunidade e compartilhar informações. Assim sendo, tornou-se possível prosseguir com as ações de educação em saúde através da internet, utilizando também a ludicidade a fim de facilitar a compreensão da comunidade e obter um maior alcance de pessoas. Conclusão: Em virtude do cenário pandêmico, percebeu-se a necessidade de adaptar a forma de se comunicar e compartilhar conhecimentos, o que evidenciou que as ações de educação em saúde mediadas por tecnologias possuem um grande alcance de pessoas e, desse modo, podem continuar sendo utilizadas após a pandemia.

Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Enfermagem

Lairany Monteiro dos Santos , UFSM

Acadêmica de Enfermagem

Yan Vinícius de Souza Schenkel, UFSM

Acadêmico de Enfermagem

Tainara Giovana Chaves de Vargas, UFSM

Acadêmica de Enfermagem

Ivana Sulczewski, UFSM

Acadêmica de Enfermagem

Referências

ALMEIDA, Elaine Cristina Bezerra et al. Ações de educação em higienização das mãos como estratégia à segurança do paciente: Relato de experiência. Rev. Bra. Edu. Saúde, Pombal, PB, v. 7, n. 2, p. 68 - 71, 2017.

ALVES, Micheli de Melo et al. Impacto de programa educacional em práticas interdisciplinares na higienização das mãos (HM) por profissionais de UTI. Rev. EDaPECI, São Cristóvão, v.18, n.3, p. 61-70, 2018.

BATISTA, Érica de Sousa et al. Eficácia de produtos de higienização das mãos: estudo quase-experimental. Rev Enferm UFPI, Piauí, v. 10, n.1, 10.e-811, 2021.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciên. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, suppl 1, p. 2411-2421, 2020.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Segurança do paciente: higienização das mãos. 2009. Disponível em: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf. Acesso em: 01 set. 2021.

CARDOSO, Alessandra Marques; SILVA, Victor Henrique Rodrigues da. A importância da higienização das mãos dos acompanhantes de pacientes. Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública Goiás “Cândido Santiago”, Goiás, v. 7, e7000039, 2021.

FRANK, Andreia Eckert et al. Estratégias para trabalhar com o lúdico diante do isolamento social por coronavírus: relato de experiência. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 167-175, 2020.

GONÇALVES, Rozemy Magda Vieira et al. Higiene das mãos em tempos de pandemia. REA Enf, Porto Alegre, v. 12, p. e7944-e7944, 2021.

MELO, M. E.F. A. de., et al. Tempos de pandemia: educação em saúde via redes sociais. Revista de Extensão da UPE, Pernambuco, v. 6, n. 1, p. 38–45, 2021.

MONTANDON, Fabiana Maria et al. O Instagram® como ferramenta de educação e multiplicação do conhecimento em saúde bucal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, v. 7, n. 4, p. 185-189, 2020.

MONTEIRO, Diully Siqueira et al. Uso do lúdico para o processo de educação em saúde com o público infantil: relato de experiência. In: 13º Congresso Internacional Rede Unida, v.4, supl.e 1, 2018. Saúde em Redes, Suplemento, Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Segurança do paciente: higienização das mãos. 2009. Disponível em: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf. Acesso em: 01 set. 2021.

CARDOSO, Alessandra Marques; SILVA, Victor Henrique Rodrigues da. A importância da higienização das mãos dos acompanhantes de pacientes. Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública Goiás “Cândido Santiago”, Goiás, v. 7, e7000039, 2021.

FRANK, Andreia Eckert et al. Estratégias para trabalhar com o lúdico diante do isolamento social por coronavírus: relato de experiência. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 167-175, 2020.

GONÇALVES, Rozemy Magda Vieira et al. Higiene das mãos em tempos de pandemia. REA Enf, Porto Alegre, v. 12, p. e7944-e7944, 2021.

MELO, M. E.F. A. de., et al. Tempos de pandemia: educação em saúde via redes sociais. Revista de Extensão da UPE, Pernambuco, v. 6, n. 1, p. 38–45, 2021.

MONTANDON, Fabiana Maria et al. O Instagram® como ferramenta de educação e multiplicação do conhecimento em saúde bucal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, Distrito Federal, v. 7, n. 4, p. 185-189, 2020.

MONTEIRO, Diully Siqueira et al. Uso do lúdico para o processo de educação em saúde com o público infantil: relato de experiência. In: 13º Congresso Internacional Rede Unida, v.4, supl.e 1, 2018. Saúde em Redes, Suplemento, Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida.

OLIVEIRA, Fabiano Fernandes de; HORONATO, Adaiza Kelly; Atividade lúdica e educativa para higienização das mãos em tempos de pandemia: relato de experiência. Nursing, São Paulo, v.24, n.275, p. 5496-5505, 2021.

OLIVEIRA, Francyane Braga da Silva et al. A importância da lavagem das mãos como atenuante microbiológico aos riscos de contágio da h1n1. ReBIS, Distrito Federal, v.1, n.1, 2019.

OLIVEIRA, Sonia Mariza Luiz de et al. Resgate da Valorização da Higienização das Mãos em Tempos de Pandemia. Ensaios e Ciência, v. 25, n. 2, p. 206-213, 2021.

Organização Pan americana da Saúde (OPAS OMS). Folha informativa COVID 19 (doença causada pelo novo coronavírus). Cent. Latino Americano e do Caribe Informação em Ciências da Saúde, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 16 Ago. 2021.

PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Vig. sanit. debate, Paulo Afonso, Bahia, v. 8, n. 2, p. 10-15, 2020.

SHIMOYA-BITTENCOURT, Walkiria et al. Higienização simples e o uso do álcool 70% no controle de microrganismos das mãos em universitários da área da saúde. Fisioter. Bras, Petrolina, v.20, n.3, p 376-383, 2019.

TOMAZ, José Batista Cisne. Educação na saúde em tempos de pandemia: desafios e oportunidades. Cadernos ESP, Ceará, v. 14, n. 2, p. 7-9, 2020.

VEJA, A. P. V.; RECK, A. Z. de C.; GHISLENI, T. S. Reflexão sobre a pandemia e tecnologias: efeitos da COVID-19 para a educação e saúde. Disciplinarium Scientia, Santa Maria, v.21, n.2, p 181-192, 2020.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

da Silveira, A., Monteiro dos Santos , L. ., de Souza Schenkel, Y. V. ., Chaves de Vargas, T. G. ., & Sulczewski, I. (2022). HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Espaço Ciência & Saúde, 10(1), 90-96. https://doi.org/10.33053/recs.v10i1.564

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência