A INTERPROFISSIONALIDADE E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Carolina Dambrós dos Reis Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões

DOI:

https://doi.org/10.33053/recs.v10i1.686

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas. Educação interprofissional. Educação em saúde. Tecnologias de informação e comunicação

Resumo

Relata-se a experiência de estratégias pedagógicas remotas desenvolvidas na formação interprofissional e colaborativa no enfrentamento ao COVID-19, do grupo de trabalho do Eixo Vulnerabilidades Sociais do PET-Saúde Interprofissional no Sistema Único de Saúde, em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. O processo de ensino-aprendizagem foi alicerçado na Metodologia Problematizadora com o Arco de Charles Maguerez mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O grupo problematizou as questões a partir da realidade por via remota, com momentos assincrônicos e sincrônicos e criou materiais educativos sobre a visita domiciliar, imunizações, Agente Comunitário em Saúde, grupos de saúde e participação social. As dificuldades da via remota e de tempo para organização das ações foram contornadas com persistência e flexibilidade. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação auxiliam na formação pelo trabalho interprofissional e colaborativo em saúde na emergência.

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Publicado

2022-04-12

Como Citar

Dambrós dos Reis, C. (2022). A INTERPROFISSIONALIDADE E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Espaço Ciência & Saúde, 10(1), 97-111. https://doi.org/10.33053/recs.v10i1.686

Edição

Seção

Artigos de Relato de Experiência