A INTERPROFISSIONALIDADE E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33053/recs.v10i1.686Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas. Educação interprofissional. Educação em saúde. Tecnologias de informação e comunicaçãoResumo
Relata-se a experiência de estratégias pedagógicas remotas desenvolvidas na formação interprofissional e colaborativa no enfrentamento ao COVID-19, do grupo de trabalho do Eixo Vulnerabilidades Sociais do PET-Saúde Interprofissional no Sistema Único de Saúde, em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. O processo de ensino-aprendizagem foi alicerçado na Metodologia Problematizadora com o Arco de Charles Maguerez mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O grupo problematizou as questões a partir da realidade por via remota, com momentos assincrônicos e sincrônicos e criou materiais educativos sobre a visita domiciliar, imunizações, Agente Comunitário em Saúde, grupos de saúde e participação social. As dificuldades da via remota e de tempo para organização das ações foram contornadas com persistência e flexibilidade. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação auxiliam na formação pelo trabalho interprofissional e colaborativo em saúde na emergência.
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