EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Autores

  • Pedro Paulo Felix Lopes UniLaSalle/ Lucas
  • Simone Gobi Marcolan UniLaSalle/ Lucas
  • Arlete Cherobini Orth UNILASALLE/LUCAS

DOI:

https://doi.org/10.33053/recs.v10i1.713

Palavras-chave:

Educação Física Escolar. Inclusão Escolar. Necessidades Educativas Especiais.

Resumo

O direito à educação, e a uma educação de qualidade, é um direito de todos! Alunos com ou
sem necessidades educativas especiais têm o direito de estarem na escola e com todas as suas
diferenças respeitadas e superadas. E a escola regular, receber, incluir e garantir uma educação
de qualidade aos alunos com necessidades educativas especiais tem sido um grande desafio.
Os professores precisam estar preparados e comprometidos com todos os seus alunos
independentemente das suas diferenças ou condições, sejam elas físicas, sociais, emocionais
ou de aprendizagem. Nesse cenário, como os professores de Educação Física do Ensino
Fundamental II das escolas de Lucas do Rio Verde estão preparados para atender a demanda
da inclusão educacional de alunos com necessidades educativas especiais? Descobrir como
esses professores estão preparados para trabalhar com esses alunos, inseridos na escola
regular, foi então o objetivo geral desta pesquisa, que teve como sujeitos 07 professores de
Educação Física do Ensino Fundamental II da rede municipal e privada de ensino da cidade
de Lucas do Rio Verde MT. Estes responderam a um questionário previamente elaborado e
enviado por e-mail entre os meses de março e abril de 2021. Os dados demonstraram que o
trabalho que está sendo realizado pelos professores é o de observar as especificidades desses
alunos para então organizar o planejamento e as aulas, e que para isso podem contar com o
apoio da gestão da escola que, segundo eles, sempre está presente e em constante contato com
as famílias. A importância deste trabalho baseia-se em despertar nos professores e futuros
professores um olhar mais sensível e cuidadoso para os alunos com necessidades educativas
especiais, e para a aprendizagem destes.


Biografia do Autor

Pedro Paulo Felix Lopes, UniLaSalle/ Lucas

Graduação em Educação Física - Licenciatura.

Simone Gobi Marcolan, UniLaSalle/ Lucas

Mestre em Educação nas Ciências.

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Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: maio. 2021.

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Publicado

2022-08-12

Como Citar

Paulo Felix Lopes, P. ., Gobi Marcolan, S., & Cherobini Orth, A. (2022). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. Revista Espaço Ciência & Saúde, 10(1), 153-167. https://doi.org/10.33053/recs.v10i1.713